Os membros do Núcleo P. E. M. estudam as idéias de Maurice Merleau-Ponty com o propósito de traduzi-las em termos da Educação e da Saúde no âmbito da Pesquisa Qualitativa. Portanto, os estudos e as pesquisas realizados pelos membros do núcleo poderão abranger as áreas das Ciências Humanas, das Ciências Exatas, da Psicologia, da Fonoaudiologia, da Enfermagem, da Psiquiatria e de outras áreas afins.

Merleau-Ponty foi escolhido como mentor porque ele avança as idéias de Edmund Husserl, quem descreveu as ciências como "Práxis Humana". Ela se dá intencionalmente na relação do homem com o mundo natural, com o mundo constituído e com o mundo em constituição. As ciências, enquanto "Práxis Humana", estão enraizadas nas vivências intencionais que são oportunizadas e principiadas na percepção humana do mundo-vida (Lebenswelt).

A grande contribuição de Merleau-Ponty para as citadas áreas de pesquisa deve-se ao fato de que ele aprofunda o estudo fenomenológico da percepção humana em termos da nossa constituição mundana, ou seja, em termos do corpo-próprio. Oportuniza-se, com isto, uma compreensão genuína do humano e conseqüentemente uma nova compreensão da construção do conhecimento humano.

O Núcleo P. E. M. é domiciliado no Instituto PsicoEthos, localizado na Rua João Ribeiro, 268 - Bairro Campestre - Santo André/SP e coordenado pela Profa. Dra. Verilda Speridião Kluth.